segunda-feira, 12 de novembro de 2018

MUÇULMANA


Vivemos num mundo multicultural que se vai tornando global; ou num mundo globalizado no qual o multiculturalismo assume contornos locais, entre a normalidade, o trágico e o turístico? Seja como for é necessário conviver com a diferença, se bem que pareça sempre haver, em cada contexto específico, “diferenças mais diferentes do que outras”. Algo que também se tem de refletir do universo dos super-heróis, e um dos exemplos mais interessantes, relevante para lá da banda desenhada, é a nova “Ms. Marvel” (G. Floy Studio).

Americana de New Jersey, a premiada argumentista G. Willow Wilson cresceu numa família ateia, e foi um período de descoberta sobre as diversas religiões a conduzi-la, já em adulta, ao Islão, ao qual se converteu, tendo vivido um período no Egito e adotado o “hijab”. E é na sua comunidade norte-americana de origem que a adolescente filha de imigrantes paquistaneses Kamala Khan, se vai transformar na nova “Ms. Marvel”, equilibrando a vontade de inserção com o valor de tradições, mesmo quando estas parecem repressivas. E, sobretudo, mostrando com os seus retratos do dia a dia que a “cultura muçulmana” é tão variada como qualquer outra, e não se reduz a arquétipos. Ou que estes também têm as suas nuances, de afirmação a refúgio num contexto onde a aceitação não é total, apesar de todas as referências culturais comuns, sobretudo para a geração que cresce nos EUA. Apesar da premissa estar nos antípodas de outras personagens, esta é também uma história sobre dominar os “poderes” que se obtêm quando se passa da adolescência para a idade adulta, e de conjugar a vida para fora de casa com a vida familiar, uma tradição que vem da Marvel dos anos 1960, com o “Homem-Aranha” criado por Stan Lee e pelo recentemente falecido Steve Ditko.



Destinado a um público que se identifique com a realidade da protagonista, “Ms. Marvel” enquadra-se no tom da chamada literatura “YA” (“young adult”) na qual pontificam contemporaneamente muitas autoras (de S.E. Hinton a J.K. Rowling). É um rótulo como qualquer outro, mas, trabalhando uma mescla inteligente de banal e extraordinário, o traço na fronteira entre o realismo e a caricatura do canadiano Adrian Alphona (“Runaways”) é aqui fundamental, ao não deixar a história resvalar, nem para o dramatismo (onde tem mais dificuldades), nem para a leveza.
É certo que, neste primeiro volume, o contorcionismo da protagonista para acomodar as diferentes realidades que compõem o seu mundo subitamente em mutação é bastante mais interessante do que as suas aventuras como o novo (e ainda pouco hábil) paladino de Jersey City. Mas é um começo promissor para uma ideia tão original como necessária. Será “Ms. Marvel” capaz de captar um público potencialmente relevante que poderá não conseguir olhar para além dos super-heróis, que são, na verdade, o que menos importa aqui? Por exemplo, leitoras ou todos os interessados no lidar simultâneo de diferentes diferenças? Seja como for, esta é uma série estimulante, que consegue provocar com a sua busca de uma normalidade que não se sabe qual seja, em circunstâncias que nunca serão normais. Bem-vindos ao mundo real.



Ms Marvel 1: Fora do normal. Argumento de G. Willow Wilson, desenhos de Adrian Alphona. G. Floy Studio. 120 pp., 13 Euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário